O livro trata da nova economia e das possibilidades que a Internet e a era digital nos trazem. O livro é muito interessante e vou comentá-lo.
O principal conceito do livro é representado pela figura abaixo:
fonte: A calda longa
A economia de massas (típica da era industrial) se baseia na escassez de recursos então as empresas tem que trabalhar com poucos produtos que gerem grandes resultados (o lado esquerdo no gráfico) porque o custo de produção é muito caro.
Para exemplificar, imagine que uma gravadora vai lançar um CD. Ela tem o custo do estúdio, dos técnicos de gravação, da edição, da prensagem do CD, da distribuição etc. etc. Então se os custos são mais ou menos os mesmos para lançar um disco do Roberto Carlos ou de um cantor iniciante quem vocês acham que a gravadora vai lançar? É óbvio que vai lançar o CD do Robertão.
Por isso as gravadoras só querem trabalhar com os grandes cantores, as editoras com os grandes autores e o cinema com os grandes diretores e assim por diante.
A questão é que com a invenção da Internet (e da economia digital) tudo mudou e agora custo de produção é muito barato e qualquer um pode produzir suas músicas e lançá-las na Internet (o lado direito da figura). As possibilidades são muitas e o livro trás muitos exemplos.
Por isso, que os grandes artistas agora andam fazendo shows ao vivo em todo o mundo inclusive no Brasil. Não dá mais para ganhar dinheiro produzindo e vendendo CDs.
A leitura vale a pena. E não deixem de postar seus comentários.