Pessoal, respondo e-mail me perguntando: Devo comprar ou alugar um imóvel?
Bem, como responde todo consultor: Depende.
Um imóvel é um dos investimentos mais versáteis que existe e como me disse um amigo certa vez "todo o rico investe em imóveis, então deve ser bom".
A questão é que se você está comprando um imóvel para você morar, esse imóvel não pode ser considerado um investimento. Pelo menos, não inicialmente.
Todo o investimento está baseado em três variáveis:
- Rentabilidade: quanto você espera ganhar e em quanto tempo;
- Liquidez: quanto tempo você leva para transformar esse investimento em dinheiro ou em outro investimento;
- Risco: qual a chance (o mais correto é probabilidade) de tudo que você pensou dar errado.
Um imóvel tem baixa liquidez (demora muito mais para transformar em dinheiro do que sacar da poupança, por exemplo), tem um risco médio (podem construir um cemitério próximo de sua casa - vai desvalorizar - ou um supermercado bacana - vai valorizar) e uma rentabilidade média (depende do aluguel que você recebe e da valorização do imóvel).
Sob o ponto de vista exclusivamente financeiro, em geral, é melhor alugar um imóvel até você ter dinheiro suficiente para comprar um imóvel praticamente à vista. O custo do financiamento é mais caro do que o aluguel, então é mais barato alugar.
No entanto, quando falamos em imóvel para morar existe uma outra variável a ser considerada que é a emoção. Por emoção eu falo da satisfação de ter o seu cantinho. De falar para os amigos, parentes e, até para a vovó, que você comprou um imóvel. Nós latinos somos agregadores e sociais e isso é importante para nós.
O que quero dizer é que a gente compra muita coisa sem levar em consideração exclusivamente os aspectos financeiros. Portanto se te dá satisfação vá a luta.
Não deixe de encaminhar suas perguntas e deixar seus comentários.