Economia Individual



Criei esse blog como um espaço para discussão de temas que estudo há muito tempo: economia, educação financeira, finanças pessoais e investimentos. E também
para a reflexão de como esses temas impactam na vida de cada um de nós. Espero que aproveitem os conteúdos e me acompanhem nessa jornada.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Finanças e a Biologia

Sob o ponto de vista da Biologia todo o ser vivo é um sistema. Por sistema entende-se três componentes: input, processamento e output.  





Então o ser vivo (homem, por exemplo) recebe alimentos e água como input, processa esse alimento transformando-o em energia para manter seu corpo aquecido e fazer funcionar seus diversos sub-sistemas tais como o cérebro, o sistema circulatório, sistema respiratório etc. e gera uma saída que é o trabalho braçal e mental, por exemplo escrever esse post, caminhar, dormir etc.

Se o ser humano gastar mais energia neste trabalho do que a capacidade de gerar energia ele vai definhar até o sistema ficar inviável, ou seja, vai morrer. 

Como todo o sistema, o ser humano interage com o ambiente e esse ambiente não é constante e então as vezes está frio, as vezes quente, as vezes há muita comida e as vezes não há comida nenhuma. Para resolver esse problema o ser humano reserva (em geral na forma de gordura) uma parte da energia que produz para absorver essas variações do ambiente.  

Podemos então representar esse sistema com a equação simples, abaixo:

Vida = Energia dos Alimentos + Reserva em Gordura - Energia do Trabalho

O número final dessa conta deve ser positivo caso contrário você morre.


Todo ser vivo nesse planeta (da plantinha mais simples até o animal mais complexo) utiliza essa equação para sobreviver. 

Isso posto, vamos levar esse conceito para a vida financeira mantendo a equação, mas substituindo os elementos.

Resultado Financeiro = Ganho + Reserva - Despesa

Da mesma forma que na equação anterior o seu resultado financeiro é simplesmente uma equação de sobrevivência. O que você ganha mais a sua reserva diminuido do que você gasta deve ser positivo, caso contrário você vai definhar até a sua morte financeira.

Você deve ser capaz, primeiramente, de ganhar mais do que gasta ou gastar menos do que ganha caso contrário você morre (financeiramente falando).

Depois que você já conseguiu resolver a primeira parte da equação você deve se lembrar que vive em um ambiente instável e que as vezes você precisa gastar mais do que imaginou ou vai ganhar menos por um período, então será necessário fazer uma reserva para absorver essas variações caso contrário, se o período nessa situação for prolongado, você morre (financeiramente falando). 

Então as pessoas devem ter muito cuidado ao dizerem que não conseguem economizar (fazer uma reserva) ou não conseguem gastar menos do que ganham (sobra financeira), não se trata de uma opção; isso é mandatório, caso contrário elas não irão sobreviver.

A questão não tem ligação com quantidade de dinheiro, mas sim com suas estratégias para ganhar dinheiro, gastar dinheiro ou poupar dinheiro. 

Pense nisso e não deixe de fazer seus comentários ou me mandar um mail.