Economia Individual



Criei esse blog como um espaço para discussão de temas que estudo há muito tempo: economia, educação financeira, finanças pessoais e investimentos. E também
para a reflexão de como esses temas impactam na vida de cada um de nós. Espero que aproveitem os conteúdos e me acompanhem nessa jornada.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Leitura: Pai Rico, Pai Pobre - comentado


Sei que o livro é muito conhecido e até um pouco antigo, mas então porque comentá-lo?



Por dois motivos: O primeiro é que livro é muito bom e didático e o autor apresenta uns conceitos bem bacanas para nos orientarmos em relação ao dinheiro.


No entanto, apesar de tudo isso, muita gente leu o livro e continua fazendo tudo errado. Então meu amigo releia o livro e comece a praticar algumas as ações sugeridas.

A segunda é que apesar de ser um livro clássico, para todo mundo que quer entender um pouco de finanças pessoais e investimentos, muita gente boa nunca o leu. Recomendo fortemente como um livro para quem está começando.

Eu sei que as pessoas não gostam de ler ou leem pouco, mas peço que você faça um esforço e comece a estudar. É a única maneira de você não ser enrolado por qualquer um.

Bem, chega de sermão. Dois conceitos que eu gosto do livro são os seguintes: 

O primeiro é baseado na figura abaixo:



O autor divide as pessoas e quatro grupos e como cada um desses grupos trata o dinheiro. (E)=empregado, (A)= Autônomo,  (D)= Dono e (I)= Investidor.

O negócio é o seguinte: aqueles que estão do lado esquerdo (E e A) em geral alugam seu tempo, mente e corpo para os que estão lado direto (D e I). E em geral os do lado esquerdo ficam cada vez mais pobres e os do lado direito cada vez mais ricos.

Os do lado esquerdo são os Pais Pobres e os do lado direto os Pais Ricos. Não vou descrever muito mais, mas se você ficou um desconfortável com a sua situação, leia o livro.

Existe muita discussão sobre esse tema na Internet e no final do post relacionei 2 links.

O segundo conceito interessante apresentado pelo autor é o conceito de ativo e passivo. Não tem nada a ver com a Contabilidade e é mais ou menos o seguinte.

Passivo: É tudo que tira dinheiro de você. Ativo: É tudo que trás dinheiro para você. Parece fácil, mas complica um pouco.

Pergunto: o seu carro é um ativo ou um passivo?

Muita gente dirá que é um ativo, mas no conceito do autor é um passivo porque você só gasta dinheiro com ele – gasolina, óleo, manutenção, IPVA, seguro etc. e no final vende por um valor menor do que comprou. Ou seja você comprou ou tem uma coisa para dar dinheiro para os outros.

Casa na praia – um passivo, Sítio – um passivão, a sua casa em que você mora – um passivo (há controvérsias).

Por outro lado, se você comprar um apartamento para alugar e fizer uma boa administração dele - é um ativo, Investimentos em ações – ativo, comprar a participação em uma empresa – ativo e assim por diante.  

Portanto vá a luta.

Não deixem de postar seus cometários ou mandar um mail.