Economia Individual



Criei esse blog como um espaço para discussão de temas que estudo há muito tempo: economia, educação financeira, finanças pessoais e investimentos. E também
para a reflexão de como esses temas impactam na vida de cada um de nós. Espero que aproveitem os conteúdos e me acompanhem nessa jornada.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Quanto você gasta por mês? Saiba gastando apenas 1 minuto

Quase todo mundo sabe quanto ganha, mas parece que pouca gente sabe o quanto gasta.

Quando você quer emagrecer basta que você coma menos calorias do que as calorias que você gasta para se manter vivo. Se você sempre come mais do que gasta você vai engordar. Se você sempre come menos do que gasta uma hora vai morrer de fome.


Usando a mesma lógica, para que você possa sobreviver no mundo econômico é preciso gastar menos do que se ganha e assim sobra algum dinheiro para você fazer outras coisas.

Isso é óbvio, mas nem sempre observado.

Sempre que tentei saber um método para quantificar o quanto eu gasto as pessoas, os sites e as publicações em geral me mandavam relacionar numa planilha ou algo equivalente todas as minhas despesas (mesmo a mais simples) etc. etc. Achava isso muito chato, trabalhoso e demorado.

Então, pesando nisso criei um modelo simples e objetivo para saber, em 1 minuto, quanto eu gasto por mês. Existem 2 versões e aqui eu vou apresentar a versão simples.

Essa versão é para o assalariado que possua apenas um emprego e que possua conta bancária. Se você entender o método poderá adaptá-lo à sua realidade. A versão mais completa segue a mesma lógica, porém considera mais variáveis. Aqueles que quiserem conhecer a versão 2 (mais completa) podem me deixar um comentário que eu encaminho a versão.

Então vamos lá. Primeiro tenha em mãos um extrato mensal de sua conta-corrente. Depois pegue uma caneta ou lápis (isso mesmo uma ferramenta que se usava antigamente) ou vá direto para uma planilha ou calculadora.

Fórmula #1

Despesa mensal = saldo anterior + entrada – saldo final 

Onde,

Saldo anterior: é o saldo que está no início de seu extrato (em geral no último dia do mês anterior);
Entrada: é o seu salário (em geral um único lançamento no mês);
Saldo final: saldo no final do seu extrato (em geral no último dia do mês).

Fórmula #2

Saldo no mês = entrada – despesa mensal

Onde,

Entrada: o mesmo valor anterior;
Despesa mensal: o valor calculado na fórmula anterior.

Se o valor do saldo no mês for positivo você está gastando menos do que ganha, caso contrário você está gastando acima do seu ganho.

A matemática não é linda? É simples assim. Se você quiser maior precisão faça uma média dos últimos três meses e verá que em geral a gente gasta mais ou menos a mesma quantia todos os meses. Quando há alguma despesa extra significativa em geral nos lembramos facilmente.

Aproveitem e não deixem de postar seus comentários.